Tirando Algumas Duvidas

 Como saber se o problema com o wifi realmente é culpa do roteador





Está com problemas no wifi e não sabe como consertar? Para resolver, o primeiro passo é saber qual a causa do problema, uma vez que envolve diversas variáveis.  Uma das muitas possibilidades é de ser com o roteador, mas como saber de fato se a culpa é dele? Continue lendo este artigo para descobrir. 

Qual é a diferença entre wifi e roteador?
Antes de saber se o seu problema no wifi é ou não culpa do roteador, é importante entender a diferença entre eles e como cada um funciona.

O wifi é um dos tipos de wireless, em outras palavras, rede sem fio, que possibilita a conexão de internet e formação de rede nos dispositivos, como computador, celular, impressoras e outros dispositivos. Essa conectividade é feita através do roteador, um aparelho que capta o sinal e distribui ele já convertido entre os dispositivos. Ou seja, o wifi depende do roteador para ser transmitido.

Como saber se a culpa é do roteador?
Um teste interessante para saber se o seu problema de wifi é realmente culpa do roteador é conectar um dispositivo direto no aparelho modem. Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador.

Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Também é importante conferir outros pequenos detalhes, mas que fazem diferença, como a posição do roteador ou da antena, a distância entre os aparelhos, entre outros.

Para saber mais sobre os problemas que podem ser causados pelo roteador e como resolvê-los, é só clicar aqui e conferir nosso artigo. E se quiser saber mais informações e dicas sobre o mundo tecnológico.


A internet via fibra ótica é um tipo de conexão que, como já diz o nome, utiliza fibra óptica, fazendo com que a transmissão de dados e informações tenha uma velocidade muito alta e consequentemente permitindo navegar na internet de uma maneira mais rápida e sem instabilidades. Além da alta velocidade, ela também possibilita a transmissão a longa distância.

Por conta de todos esses benefícios que essa modalidade proporciona, ela tem ganhado cada vez mais popularidade e espaço no mundo tecnológico. A seguir te explicamos como ela funciona, continue lendo para saber mais. Mas se você ainda estiver indeciso em relação à melhor tecnologia, clique aqui para entender as diferenças de cada uma e qual é a mais vantajosa. 

Como funciona a fibra óptica? 
Os resistentes cabos de fibra óptica são compostos por fios de vidro, que são revestidos por uma camada de plástico reflexivo e é essa estrutura que faz com que a fonte de luz transite de um lado para o outro contínua e rapidamente, transformando os dados em luz através de conversores integrados. O modelo traz mais segurança em termos de dados, pois os pulsos de luz não vazam do núcleo da fibra. Além disso, essa composição oferece mais resistência e conservação do que os fios tradicionais de cobre, que podem sofrer oxidação. 

O cabo de plástico é muito importante para oferecer uma proteção externa ao fio a fim de que não ocorra o desgaste. Mas a fibra tem muitas outras camadas além do cabo e do fio. Sua estrutura é composta por, de fora para dentro, proteção plástica, fibra de fortalecimento, revestimento interno, camada de refração e, por fim, o núcleo. Cada parte é de extrema importância para contribuir com a transmissão efetiva dos dados.

Uma curiosidade sobre a fibra óptica é que ela não precisa da eletricidade para transmitir sinal e, por conta disso, ela possui dois modelos de cabo: laser ou LED.

O tipo laser, conhecido como monomodo, trabalha com um único sinal de cada vez, pois só tem uma fonte de luz. Ele tem um alcance indicado para maiores distâncias de transmissão e, por conta do laser, não há interferência na qualidade.

Já o tipo LED, conhecido como multimodo, trabalha com a troca de múltiplos sinais ao mesmo tempo. Ideal para redes locais, pois atinge um alcance limitado, de distâncias menores.

Justamente por não usar eletricidade, essa modalidade faz com que você reduza e economize energia elétrica. Ao contrário do fio de cobre, que utiliza a eletricidade, a fibra não sofre interferência externa. 

Temos diversos pacotes para todas as necessidades e com muitos benefícios para você navegar na internet com estabilidade e velocidade alta. Com a fibra óptica ,você consegue maratonar séries e filmes na Netflix, jogar online e deixar todos os aparelhos da sua casa conectados sem interferências!

Fique por dentro do mundo da tecnologia em nosso blog e confira planos e novidades.